Um dos grandes desafios enfrentados pelos pais é o de manter os filhos entretidos com alguma atividade. Em cada fase são recomendadas diferentes brincadeiras, mas a televisão smart é um objeto que os fascina.
Antes mesmo do eletrodoméstico se tornar moderno e ter a possibilidade de se conectar com a internet, as crianças sempre tinham um pedido: “posso assistir um pouco o canal de desenhos”?
Em excesso, assim como qualquer outra atividade, a TV pode fazer mal para os pequenos e interferir em suas noites de sono, mas quando o tempo em frente às telas é mais regrado, existem muitos benefícios.
Inclusive, você sabia que os desenhos animados infantis ajudam no desenvolvimento das crianças? Entenda abaixo como isso acontece.
Ajudam na construção do vocabulário
As crianças menores ainda estão construindo o vocabulário, então, os desenhos animados próprios para sua idade estimulam a falar as palavras corretamente de forma divertida. Um bom exemplo é a Galinha Pintadinha, os episódios giram em torno dela e de sua família, sempre ensinando uma palavra.
Além disso, o desenho é repleto de músicas fáceis de acompanhar, tanto que o pequeno pode pedir para você colocar o mesmo episódio mais de uma vez.
Contribuem para o desenvolvimento do emocional
Como a criança ainda está formando sua personalidade e descobrindo emoções, o desenho animado pode ajudar a entender o que ela sente. E mais, além de entender, conseguir comunicar isso aos pais.
Enquanto ainda não tem a habilidade de fala, o bebê se comunica por meio do choro, para avisar aos pais que precisa ou quer algo. Depois de aprender as primeiras palavras, a criança pode aprender a expressar suas emoções de outras maneiras. Assim, o desenho pode contribuir com essa questão.
Estimulam a criatividade
Acompanhar os desenhos também é uma forma de estimular a criatividade dos pequenos. Eles podem desejar criar os próprios finais quando são mais velhos e até brincar que estão dentro da história.
Para os menores existem programas próprios para fazer isso. A Dora aventureira, além de contar uma história, ensina joguinhos, a encontrar itens e até a aprender inglês. Também há outros desenhos que pedem que a criança faça dobraduras, brinque com massinha ou dance.
Ajudam na autonomia
Em algumas fases a criança tende a ficar mais curiosa, perguntar o porquê de tudo e os pais nem sempre sabem como responder. Os desenhos animados ajudam neste caso, pois respondem essas dúvidas dentro do que o pequeno precisa saber e ainda estimulam a busca por soluções.
Alguns programas mostram o personagem passando por alguma situação e se deparando com um problema. Em seguida surge a pergunta: o que ele deve fazer? A criança vai encontrar a resposta, mas terá tempo para refletir e, aos poucos, passa a adotar isso em seu dia a dia.
Melhoram a concentração
Crianças com dificuldade em se manter concentradas por muito tempo, a ponto de se irritarem com a atividade, podem se beneficiar da ideia de assistir desenhos animados.
Como focam em atividades que chamam a atenção dos pequenos, é possível que ele logo se interesse e fique até “hipnotizado” pelo que acontece na tela. Vale começar com desenhos menores, de curta duração e depois deixar que ele veja os mais longos.
Trabalham noções de moral e sociedade
Além de ensinarem palavras, línguas estrangeiras e a desafiar a criatividade, os desenhos animados trabalham as noções de moral e sociedade. Podem ser em pequenos atos ou na situações vividas pelo personagem principal, sempre há uma lição a ser aprendida.
Um caso muito comum envolve o falar mentiras, que podem ser trabalhado com fábulas e desenhos animados. A criança começa, então, a assimilar que determinado comportamento é errado e os pais podem até usar os personagens como exemplo de ensinamento.