Uma nova tendência dos casamentos de hoje em dia é apostar no estilo “faça você mesmo”, popular também pela sigla americana DIY – Do It Yourself.
A melhor parte de fazer um casamento desse modelo – além de economizar bastante – é a oportunidade de personalizá-lo ao máximo, tendo a chance de deixar a cerimônia e a recepção com a cara dos noivos. Entenda mais sobre esse tipo de decoração de casamento:
Antes de começar a fazer a decoração de casamento “faça você mesmo” é importante pedir ajuda a alguns parentes ou amigos. Será necessário de uma ajudinha para que tudo saia perfeitamente, principalmente nos momentos em que antecedem ao evento.
Anote tudo que será necessário comprar para decorar e comece os preparativos daquilo que pode ser guardado, dessa forma você terá tempo para organizar tudo com mais calma e sem atropelos.
Siga a leitura desse post e veja as melhores dicas de decoração de casamento.
1. Mesa do casamento
As mesas do casamento podem ser incrivelmente decoradas por você. E, acredite, investindo muito pouco. Se você quer investir em um casamento de estilo simples fica ainda mais simples utilizar esse tipo de decoração DIY, já que os materiais usados podem ser facilmente achados e diversos deles até mesmo reaproveitados.
Garrafas de vidros e potes, caixas de leites e latas podem transformar-se em incríveis centros de mesa quando revestido com algum tecido, para concluir utilize fitas de cetim ou renda.
Outra sugestão é fazer os próprios anéis de guardanapo. Há modelos muito fáceis de preparar, com materiais que provavelmente você tem em casa. Para completar, junte os talheres com alguma ráfia ou fita, caso a ideia seja uma decoração rústica, ou algum tecido mais nobre para decorações mais elaboradas, depois basta posicioná-las sobre os pratos.
2. Varal ou painel de fotos
As fotos representam a história e a trajetória dos noivos. Sem dúvidas, vale a pena investir em um varal ou painel de fotos dos noivos, os convidados irão amar a ideia. Sem contar que é simples e fácil fazer isso. Escolha um bom local da festa para expor os lindos momentos do casal.
3. Plaquinhas divertidas
As plaquinhas com frases tornaram-se uma tendência nas festas e os convidados amam tirar fotos com elas. Escolha aquelas que mais combinam com o casal e com os convidados.
Essa é mais uma forma de animar a festa de casamento investindo pouco.
4. Convites de casamento
Essa ideia de “faça você mesmo” também pode facilmente ser aplicado aos convites de casamento. Na internet você consegue achar vários modelos prontos para editar com as informações do casamento, mas caso conheça alguém que tenha habilidades em design, vale a pena recorrer a um modelo original e criativo.
Não se esqueça somente que o convite é uma prioridade na lista, logo pense nele antes de todas as outras coisas.
5. Iluminação
É possível dar um toque a mais na decoração do casamento apostando em uma iluminação diferenciada. Faça um efeito com velas espalhadas pela festa ou nos centro de mesa, letreiros de LED e varais de lâmpadas.
6. Arranjos de flores
Um dos aspectos que normalmente toma grande parte do orçamento do casamento são as flores. Não pelo valor das flores em si, mas sim pela mão de obra envolvida. Pensar em uma maneira de organizar você mesmo os arranjos de flores, tanto da cerimônia, quanto da festa, pode ajudar a economizar bastante.
Porém, para essa etapa da decoração provavelmente você precisará contar com o auxílio de algumas pessoas, já que as flores são bastante perecíveis e os arranjos devem ser organizados horas antes do casamento, e provavelmente, você não vai estar presente para isso.
O buquê também pode ser organizado no estilo DIY. Escolha as flores de sua preferência e treine o melhor formato.
7. Lembrancinhas
As lembrancinhas são as primeiras da lista quando o assunto é “faça você mesmo”. Mas preste bastante atenção nesse item. As lembrancinhas devem ter algum tipo de utilidade para os convidados, se não houver irão para o lixo na primeira oportunidade e todo seu dinheiro e tempo investidos serão desperdiçados.
Vale a pena pesquisar muito e disponibilizar como lembrancinha algo que seja relevante e tenha um significado para o casal.
8. Mural ou livro de recados
O livro ou mural de recados é um modo muito legal dos convidados manifestarem seus votos de felicidades aos noivos. Prepare algo que seja durável e resistente para que vocês consigam guardar e folhear sempre que der vontade de recordar um dia tão especial.