As placas gráficas de última geração da AMD podem superar a Nvidia por um longo caminho quando se trata de eficiência e também podem estar lá em termos de desempenho, de acordo com novas especulações de um conhecido vazador de hardware no YouTube – mas o Team Green pode vencer o Team Vermelho para o soco em termos de data de lançamento.
O último vídeo de A lei de Moore está morta (MLID) cobre a próxima batalha dessas GPUs de última geração e enfatiza o design supostamente inteligente dos produtos RDNA 3 da AMD e como eles podem rodar anéis em torno da Nvidia em termos de eficiência de energia.
Prevê-se que o que presumivelmente será a série RX 7000 da AMD será muito frugal e pode “explodir Lovelace fora da água” quando se trata de eficiência, e pode igualar – ou talvez até superar marginalmente – a Nvidia em desempenho também, calcula a MLID.
Dito isto, as afirmações sobre o desempenho certamente soam muito mais no campo da especulação e, como sempre, com esses tipos de rumores iniciais, temos que ser bastante cautelosos em relação a tudo o que falamos aqui.
Onde a Nvidia tem uma clara vantagem, acredita a MLID, é no momento do lançamento, já que as atuais suposições educadas das fontes indicam que as placas gráficas Lovelace (presumivelmente RTX 4000) serão lançadas no terceiro trimestre de 2022.
Isso deve estar muito à frente dos produtos RDNA 3 que provavelmente surgirá no quarto trimestre (embora o vazador reconheça que há uma possibilidade de que os modelos RX 7000 de médio alcance, ou seja, GPUs Navi 33, possam sair antes do quarto trimestre).
Em geral, porém, o MLID está olhando para a Nvidia batendo a AMD para o prazo de lançamento.
Análise: Essa é a grande jogada da AMD para pegar um terreno sério de GPU de desktop?
Placas gráficas RDNA 3 rodando com maiores níveis de eficiência não é uma surpresa, mas a teoria de que elas deixarão as GPUs Nvidia Lovelace comendo poeira não é algo que ouvimos antes. Isso seria uma grande vitória para o Team Red, e é certo que testemunhamos uma série de rumores preocupantes sobre exatamente como os produtos gráficos de próxima geração da Nvidia podem ser.
Isso é importante particularmente no topo de linha, pois se as placas de vídeo realmente fizerem algumas demandas punitivas na frente de energia, isso pode significar que os jogadores estão procurando uma atualização de PSU – e em vez de seguir esse caminho, se as GPUs RX 7000 forem realmente muito mais eficientes em termos de energia, os compradores em potencial podem mudar de ideia e se tornar o Team Red.
Também é interessante ouvir o MLID expressar algum cinismo em torno de alguns dos rumores que foram divulgados antes sobre as GPUs Nvidia Lovelace prometendo mais que o dobro do desempenho das placas Ampere atuais – como a alegação de que o RTX 4090 poderia oferecer quase o triplo do desempenho do carro-chefe da Nvidia existente.
O vazador apresenta a visão de que esses tipos de estimativas são exageradas e que, embora essas outras previsões de desempenho dobrado sejam possíveis, elas exigiriam que a Nvidia aumentasse massivamente o consumo de energia (como há rumores, para ser justo, como já mencionamos) . A MLID certamente acredita que Lovelace representará um aumento de desempenho geracional maior do que Ampere sobre Turing, e que será impressionante, mas pode ser mais como um ganho de 60% a 80% em vez de uma duplicação direta.
Esta teoria de que alguns boatos podem ter exagerado no aumento de desempenho de Lovelace é em parte a razão para a linha de pensamento da MLID de que as placas RDNA 3 da AMD serão competitivas em termos de taxas de quadros brutas (além de fornecer eficiência muito melhor).
Portanto, parece haver razões para a Nvidia se preocupar com a forma como a batalha da GPU de última geração está se formando, e também vale a pena mencionar que as placas gráficas RX 7000 que chegam mais tarde podem estar parcialmente envolvidas na AMD querendo garantir que o fornecimento seja mais forte. tempo ao redor. O argumento é que esta pode ser a chance do Team Red realmente voltar ao jogo e aumentar sua participação no mercado de GPUs de desktop de cerca de 20% para algo mais substancial.
A Nvidia sendo lançada mais cedo, em teoria – e com o Team Green também aumentando a disponibilidade, em termos gerais, espera-se que todos os níveis de estoque da GPU melhorem muito a partir de 2022 – ainda será uma grande vantagem, e não devemos nos deixar levar longe com especulações sobre o quão bem as coisas podem ir para a AMD.
Afinal, isso é apenas especulação, e a equação de como a guerra da GPU se desenrola também tem outro elemento a ser considerado – a entrada da Intel no mercado com as placas Arc Alchemist e como isso afeta o equilíbrio de poder. Em suma, ainda há muito caminho a percorrer para 2022, mas certamente esses últimos sussurros da videira não serão reconfortantes para o poder dominante de desktop Nvidia.