Saber como abrir CNPJ para e commerce é crucial para o pleno crescimento de uma loja virtual.
Afinal, no momento de refletir sobre a criação do seu e-commerce, além de se preocupar com os produtos, logística, preços e divulgações, os empreendedores precisam levar em consideração a possibilidade de ter um CNPJ para montar uma loja virtual.
É obrigatório ter um CNPJ para montar uma loja virtual?
O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ainda não se tornou obrigatório para montar uma loja virtual.
Algumas formas de pagamento e ferramentas de e-commerce possibilitam cadastros com CPF do seu dono.
Mas, pode ser que isso funcione somente no início das vendas. Já que o CNPJ terá uma função importante no crescimento do seu e-commerce.
Ademais, contar com um CNPJ faz com que o lojista consiga se aproveitar de alguns benefícios.
Por isso, ao criar loja virtual para vender produtos, o ideal é ter um CNPJ.
Como abrir CNPJ para e commerce?
A seguir, veja como abrir CNPJ para e commerce:
- Definição do regime tributário, que consiste na maneira como seu negócio irá pagar os impostos e também interfere no quanto ela pagará. O mais comum é o Simples Nacional, que junta todos os impostos em apenas uma guia;
- Escolha de CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas): trata-se de um código de classificação da prática exercida, ou seja, como ela é enquadrada pelo governo;
- Solicitar licenças e alvarás de funcionamento requeridos em sua cidade;
- Empresas de serviço e comércio que tem um faturamento de até R$4.8 milhões ao ano conseguem ser incluídas no Simples; Escolha de quadro de sócios (natureza jurídica): se sua empresa será individual ou terá sócios e se o patrimônio da empresa será dividido do seu patrimônio pessoal.
Vale lembrar que para micro e pequenas empresas, com exceção do MEI, é obrigatório por lei contratar um contador para abrir uma empresa de maneira regularizada e sem imprevistos.
É ele quem disponibiliza a orientação necessária para fazer as escolhas certas durante as etapas de abertura da empresa, como dito anteriormente, desde a definição do CNAE até a natureza jurídica.
Ademais, o contador também irá verificar se a empresa está aberta e funcionando adequadamente, conforme a legislação, por isso a obrigatoriedade deste serviço.
Para você que está montando uma loja virtual, serviços de contabilidade digital podem ser uma excelente opção.
Pois, além de serem mais econômicos, você consegue abrir o CNPJ pela internet.
Quais são os benefícios de ter um CNPJ para e-commerce?
A seguir, veja quais são os benefícios de ter um CNPJ para e-commerce.
1. Passar credibilidade para o cliente
Com um CNPJ, o cliente consegue fazer um estudo da empresa, conferir a quanto tempo ela existe, quem são os donos e outras informações capazes de fazer com que o cliente se sinta mais seguro para fazer negócio com a empresa.
2. Emissão de Nota Fiscal
Diversos clientes fazem questão de ter nota fiscal (principalmente no caso de produtos eletrônicos).
Pois essa nota serve como um tipo de comprovante de compra de certo produto e pode ser utilizada em caso da necessidade de ter a garantia do produto ou algo associado.
3. Regularização da loja
Para uma empresa atuar no Brasil, é necessário pagar impostos e se regularizar. Para isso, é preciso contar com um CNPJ.
Fazer a regularização de um negócio envolve algumas etapas que podem variar conforme o ramo de atuação, faturamento e até mesmo sua cidade.
4. Compra facilitada de produtos
Diversos lojistas montam lojas virtuais para revender determinados produtos. Ou seja, para organizar seu estoque, eles necessitam adquirir os produtos de outra empresa.
Para fazer essa operação, vários fornecedores apenas vendem seus produtos para empresas com CNPJ.
5. Estar de acordo com a Lei do ecommerce
Essa lei foi lançada em 2013 no Código de Defesa do Consumidor e entrou em vigor em 2015.
Um dos pontos que ela aborda é a exigência da loja contar com razão social, CNPJ, endereço físico da empresa, e-mail e telefone visíveis no site.
O que as lojas devem providenciar é colocar essas informações no rodapé do site.
6. Obter financiamentos e empréstimos diferenciados
Vários bancos e instituições financeiras fazem propostas diferenciadas para as empresas, o que pode favorecer na expansão do seu negócio.