O macacão para bebês é uma peça coringa e deve estar presente em todo enxoval. Isso porque, ele é super versátil, prático e confortável, possuindo diversos modelos que atendem às necessidades de todos os pais e claro, dos pequenos. Afinal, é preciso encontrar peças que além de oferecerem praticidade ao dia a dia nos momentos da troca, também sejam confortáveis para o bebê passar o dia e se movimentar sem restrições. É importante saber que as roupas são fatores-chave para o desenvolvimento do pequeno, visto que quando são apertadas ou limitam de alguma forma, ele não é capaz de realizar movimentos completos.
Com tamanha importância é imprescindível escolher peças e tecidos adequados, mas sabemos que com tantas opções disponíveis é comum ficar confuso. Por isso, hoje vamos falar sobre os tipos de macacão e como você pode utilizá-los em todas as épocas do ano.
Como começar?
O primeiro passo é escolher o tecido das roupinhas de seu bebê, pois assim você elimina uma boa parcela de opções. Os mais indicados são os tecidos 100% algodão, visto que são mais confortáveis e saudáveis para o pequeno pelo fato de possuírem fibras naturais. No entanto, outros tecidos que são originados desse tipo de fibra, como a lã, podem irritar a pele, sendo preferível sempre escolher os de algodão.
Eles permitem a respiração da pele da criança, o que é extremamente importante para evitar alergias e brotoeja, que são bolinhas originadas pelo fato de utilizar muitas camadas de roupa, peças apertadas ou por tecidos inadequados que impedem a transpiração correta.
O algodão ainda é macio e possui boa elasticidade, facilitando as trocas que ocorrem durante o dia, além de oferecer maior liberdade nos movimentos do pequeno. Por fim, mas não menos importante, o algodão é fácil de limpar, agilizando o tempo dos pais na correria do dia a dia.
Quais os tipos de macacão escolher?
Bom, agora que você entendeu que os macacões devem ser sempre de algodão e que esse tecido promove diversos benefícios para seu pequeno, é hora de entender melhor sobre os macacões e como escolher o mais adequado. Sempre pense em dois fatores: o conforto para o bebê e a praticidade para os papais, afinal, as duas coisas precisam estar alinhadas para assim promover maiores benefícios.
Macacão longo
Esse tipo de macacão é aquele que você com certeza vai ganhar muitas peças de presente. Isso porque, existem diversos modelos que além de serem quentinhos são super estilosos. Essa peça é muito importante, visto que os bebês não possuem capacidade de regular a temperatura corporal, e perdem muito calor nas extremidades. Sendo assim, o macacão longo irá proteger os bracinhos e perninhas, assim como o peitoral, aquecendo todo o corpinho do pequeno.
Macacão longo com abertura frontal
Já esse modelo, assim como protege as extremidades, também facilita o dia a dia dos pais, visto que é mais fácil vestir o pequeno e não é necessário retirá-lo totalmente durante as trocas, prevenindo gripes e resfriados ao proteger o peitoral.
Esses dois tipos são mais indicados para utilizar em épocas nas quais as temperaturas ficam mais amenas, como no outono, e quando elas realmente abaixam, como no inverno. Isso porque, como falado, eles aquecem o pequeno e por serem de algodão permitem que a pele respire, mesmo com mais camadas de roupas por baixo como os bodies. Além disso, utilizá-los como pijamas também pode ser uma boa opção se deseja evitar mais de uma camada, visto que são confortáveis e macios, promovendo uma boa noite de sono para o bebê.
Macacão curto
Já esse macacão possui mangas e pernas curtas e inclusive existem modelos feitos com regatas. Além de ser confortável, ele ainda facilita o dia a dia, visto que não é preciso colocar shorts por cima e evita sujar mais uma peça de roupa. Ele também pode ser usado como pijama, caso as temperaturas estejam mais elevadas, sempre tomando cuidado com insetos. Por isso, sempre coloque proteções no berço e carrinho para que ele durma tranquilamente.
Macacão curto com abertura frontal
Esse modelo, assim como o anterior, é super fresquinho, mas ainda possui a vantagem de facilitar as trocas. Afinal, basta abrir os botões sem precisar retirar toda a peça pelos bracinhos do bebê.
Ambos os modelos são indicados para épocas mais quentes, como primavera e verão, pois são frescos, confortáveis e práticos.
Viu como vestir seu pequeno pode ser fácil? Os macacões são super versáteis e podem ser utilizados em todas as épocas do ano. Lembre-se sempre de escolher roupas que possuam 100% algodão na composição, para oferecer conforto e estilo para o bebê, assim como maior praticidade para os pais no momento de vestir, trocar e limpar. Essas dicas são essenciais para que ele se desenvolva com maior rapidez, tenha conforto durante o dia e consiga aproveitar todos os passeios e momentos com a família.